Quantidade de Páginas visitadas

Peça de teatro do Viva a Escola é primeira colocada em festival - 03/07/2009 13:19:09

A Escola Estadual Avelino Antônio Vieira, de Curitiba, conquistou o primeiro lugar no Festival de Teatro Juvenil Transitando, organizado pela Volvo, em parceria com a Associação Viking. A peça “Cidadão Consciente, Trânsito Eficiente!” foi a vencedora entre as peças das 17 escolas públicas e particulares que participaram do concurso.
O trabalho é resultado das atividades do programa Viva a Escola, que oferece atividades de contraturno para os alunos da rede estadual do Paraná. Os professores oferecem o curso dentro de sua carga horária e a atividade recebe apoio financeiro. “O Viva a Escola abriu as portas para a criatividade dentro das escolas”, contou a professora Rosana Aparecida dos Santos, que começou o trabalho com os alunos no início do ano. Em menos de quatro meses, o grupo se tornou vitorioso.

A peça foi montada em apenas 20 dias. O roteiro foi elaborado com a participação e sugestões de professores e alunos, que se tornou uma colcha de retalhos composta por pequenas histórias engraçadas. O fio condutor do espetáculo é a consciência no trânsito de motoristas e pedestres.

Para a aluna Panmela de Araújo, o mais importante foi que eles passaram uma mensagem positiva. “Não enfocamos as proibições, porque as pessoas se esquecem do não e acabam fazendo o que é errado”, explica.

PERSISTÊNCIA - A professora Rosana trabalhou aspectos de teatro em sala de aula e o curso de teatro era um desejo dos alunos há algum tempo. Com o programa Viva a Escola, implantado pela Secretaria da Educação no ano passado, o curso conseguiu o apoio que faltava.

“Se você quer, você consegue, desde que se dedique”, foi com essa frase que a professora incentivou os alunos a trabalharem duro, quando se inscreveram no festival. “Todos os detalhes foram ensaiados, os alunos se dedicaram muito. Na última semana, houve ensaio todos os dias”, contou Rosana.

“O festival nos deu um objetivo, levamos o curso mais a sério”, disse o estudante Cezar Moreira. Depois de ter o troféu em mãos, a aluna Ana Paula Ostroski brincou: “Ninguém aqui queria participar, nem se divertir, o importante é ganhar”.

Ana Paula e Douglas Vilas Boas, ambos do 3º ano, já pensam em seguir a carreira. Douglas disse que a idéia já é antiga, mas o curso ajudou-o a ter mais convicção. “Esse festival foi um grande impulso, conquistar o primeiro lugar criou a esperança de entrar na faculdade e levar a sério”, afirmou Ana Paula. Para Bruna Bandeira, o terceiro ano é cheio de mudanças de pensamento e conhecer pessoas e coisas novas é uma experiência muito rica. “A amizade uniu o grupo e nos deu sintonia no palco”, revelou.

FESTIVAL DE TEATRO JUVENIL TRANSITANDO - O objetivo do festival foi conscientizar o público, principalmente o mais jovem, da importância de um trânsito mais seguro. Os finalistas receberam apoio técnico da academia de artes cênicas Cena Hum. Pela conquista do primeiro lugar escola, professora e alunos do elenco receberam um prêmio de R$ 3 mil.




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito