Quantidade de Páginas visitadas

 HISTÓRICO

O Colégio Estadual Avelino Antonio Vieira, antes chamado de Escola Fazendinha, por estar situado no Bairro Fazendinha, foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 1977, com a presença de Vossa excelência o Secretário de Educação e Cultura, o Exmo Sr. Dr. Francisco Borsari Neto, do Superintendente da Fundepar, Sr. Dr. Guilherme Macedo Braga e a Direção do 1º grau SEEC e da Comunidade em geral. A Escola teve seu funcionamento iniciado no dia 17 de janeiro de 1978, com a abertura de matrículas, iniciando-se o ano letivo no dia 23 de fevereiro de 1978, com o Curso Regular de 1º Grau em turnos matutino e vespertino, com turmas mistas. A Escola Fazendinha foi construída com recursos administrados pela Fundação Educacional do Paraná - FUNDEPAR e criada através do Decreto nº 4.647 de 14 de fevereiro de 1978.

Em 29 de janeiro de 1979, foi implantado o Curso Supletivo Fase II, sendo o seu funcionamento no turno noturno. A Diretora na época da fundação da Escola, foi a professora Roseli Temporal Habit Martin. Através do Decreto Lei 1826, de janeiro de 1980, a Escola Fazendinha passou a denominar-se Escola Avelino Antonio Vieira Ensino de 1º Grau e Supletivo, em homenagem ao banqueiro paranaense que se dedicou às obras de natureza social.

Em 20 de janeiro de 1983, através de Resolução nº 189, passou a denominar-se Escola Estadual Avelino Antonio Vieira Ensino de 1º Grau Regular e Supletivo. Através da Resolução 194/89 de 14 de julho de 1989, o estabelecimento passa a denominar-se Colégio Estadual Avelino Antonio Vieira Ensino de 1º Grau Regular, Supletivo e de 2º Grau Regular. Este Estabelecimento tem como modalidade de ensino, ensino de 1° e 2º  Grau, atendendo de 5ª à 8ª série destinados à crianças e jovens a partir de 10 (dez) anos completos ou a completar, e Ensino de 2º Grau Regular Educação Geral, destinado a jovens a partir de 14 (quatorze) anos completos ou a completar, é mantido pelo Governo do Estado do Paraná e é administrado pela Secretaria de Estado da Educação.

Em 18 de outubro de 1994, através da Resolução nº 5017/94, foi autorizado o funcionamento de Ensino de 2º Grau com Habilitação em Magistério. Atualmente, o Colégio Avelino Antonio Vieira oferta o Ensino Fundamental nos períodos da manhã, tarde e noite, Ensino Médio manhã e noite. Avelino Antonio Vieira nasceu em Tomazina, Paraná, no dia 03 de novembro de 1905. Iniciou seus estudos aos seis anos de idade, concluindo o curso no Colégio Júlio Teodorico. Percebendo que Avelino tinha grande inclinação aos estudos, seu pai resolveu mandá-lo para a Capital a fim de que concluisse seus estudos secundários.

Voltando a Tomazina em 1919, aceitou o emprego de caixeiro da firma 'Patrimônio do Café' a 36 Km de Tomazina. Algum tempo depois, deixou o emprego e foi a Brazópolis (atual Wenceslau Braz), passando a exercer Atividade de responsável pela seção bancária anexa ao estabelecimento comercial do Cel. Felippe Miguel de Carvalho. Ao completar 18 anos, deixou o emprego, vindo a Curitiba, onde se apresentou ao serviço militar e passou a frequentar um curso de contabilidade na Escola de Comércio do Dr, Raul Gomes. Voltando à terra natal, convenceu seu pai a instalar junto ao grande armazém, uma seção bancária da qual ele cuidava como correspondente de alguns Bancos, como Banco do Brasil.

Em 1928, Avelino Antonio Vieira pensou certo dia em fundar um Banco, até mesmo em Tomazina. Já começava 1929, quando ele reuniu um bom grupo de amigos e assentaram os termos de eatatuto da 'Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná'. A fundação deu-se a 21 de janeiro de 1929, instalando o Banco em prédio ao lado do armazém do pai.

Avelino Antonio Vieira iniciava então, uma vida toda dedicada ao desenvolvimento bancário nacional. Em 1952 assumiu o controle acionário do Banco Meridional da Produção S/A, com apenas quatro agencias.Foi proposta a mudança para Banco Meridional e Industrial do Paraná S/A, que se estendeu a um rol de 18 empresas que cobrem todo o sistema financeiro, além de duas fundações. Faleceu a 1º de setembro de 1974. Através de verbas encaminhadas à Associação Bamerindus, A fundação realiza intenso programa de assistência aos empregados das empresas Bamerindus. Em 1971, foi construída a Fundação Bamerindus de Assistência Social. Essa Fundação mantém em Tomazina um Asilo-Modelo para idosos, com 35 internos e uma Escola Profissional, Instituto Maria José, destinada a proporcionar às meninas desamparadas, conhecimentos úteis e profissionais, além de receberem durante o curso, manutenção integral.

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito